Fluxo Estrangeiro de Abril diverge do restante do ano de 2022

Fluxo estrangeiro de abril 2022 surpreende os investidores mais otimistas que já estavam se acostumando com a frequente entrada de capital de fora em nossa Bolsa.

Encerramos o mês de abril com um cenário bem diferente dos meses anteriores quando falamos de entrada de fluxo estrangeiro. Enquanto nos meses anteriores tivemos entrada na b3 das ordens de 23Bi em janeiro, 20Bi em fevereiro e 21Bi em março, abril nos mostrou uma dinâmica bem diferente. Dos 18 pregões, apenas 5 foram tiveram entrada de dólares. Nos outros 13, os gringos sacaram dinheiro da bolsa resultando em uma saída total de mais de 7,5bi

Tabela: Fluxo Estrageiro na Bolsa de Valores no mês de abril/22

Essa diferença ante aos meses anteriores, pode ser explicada por alguns motivos. A realização de lucros é um deles.

Por conta da grande desvalorização do real em 2021, os investidores estrangeiros compraram muito da nossa moeda e em 2022 com a recuperação da mesma, é natural que há uma saída para realizar lucros.

Outra grande valorização é a própria bolsa brasileira em dolar, que tem um dos melhores desempenhos do mundo esse ano. Mais um fator que explica uma possível realização de lucros.

Por fim e não menos importante, temos a grande expectativa de uma alta de juros maior e mais rápida nos EUA. Esse fator por si só, já altera grande parte das dinâmicas de investimentos mundo afora. A pressão inflacionária gerada pela quebra da cadeia de suprimentos e agora pela guerra entre Rússia e Ucrânia, fez não só o FED como a maioria dos bancos centrais repensarem o quanto e quando irão elevar seus juros.

O que nos resta observar é como os países emergentes incluindo o Brasil, irão ser impactados com uma possível fuga de fluxo de capital para países desenvolvidos para que assim possamos compreender como se dará o fluxo estrangeiro no Brasil nos próximos meses, visto que esse tipo de investidor é responsável por em média 50% do volume de dinheiro negociado na B3.

Texto por: Filipe Ferreira Franco

Clique aqui para investir

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.