Como investir em meio as eleições?

A cada 4 anos, um certo evento de magnitude nacional mexe com os brasileiros, toma as manchetes dos jornais e traz alguma incerteza sobre nosso dia a dia. E não estou falando da copa do mundo!
São as eleições para congressistas, governadores e presidente da república.


O motivo para isso é simples. Pela configuração da nossa economia, cada novo governo pode influenciar e muito os rumos que o país tomará nos próximos anos. PIB, taxas de juros, bolsa de valores, câmbio, desemprego, inflação, confiança do consumidor e tantos outros itens sofrem influência da escolha que nós tomamos nas urnas. E como não poderia ser diferente, isso impacta diretamente nossos investimentos.

Mas afinal, o que fazer para se resguardar e até aproveitar esse movimento tão importante? Como investir em meio as eleições?


Antes de mais nada, temos que saber que ao investir em qualquer ativo de qualquer segmento, temos riscos. Seja no mercado financeiro, imobiliário ou no empreendedorismo, o risco estará presente em nossa jornada e não, não conseguiremos nos livrar 100% dele. O conhecimento e a prudência fazem com que o diminuamos, controlamos e convivamos sem perder o sono com ele.


Conhecimento e prudência. Seria essa a resposta para nossa pergunta? Ora, características que ajudam em qualquer cenário, que nos livram de problemas e nos ajudam a continuar no jogo. Investir não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona e isso faz com que em momentos delicados como esse nós apenas continuemos a executar com paciência a nossa estratégia de investimentos.


Após os resultados das eleições, a definição das políticas econômica e fiscal e a formação do parlamento teremos um norte e poderemos fazer os ajustes necessários em nossos investimentos para beneficiarmo-nos do novo (se for novo) cenário à frente. Até lá, muita especulação e volatilidade podem tentar nos confundir, mas ter uma carteira equilibrada, protegida e diversificada nos faz passar por eleições, crises, guerras sem grandes surpresas.


Conhecimento, prudência, paciência, estratégia, equilíbrio, proteção, diversificação.
Não existe fórmula mágica e nem sempre existe certeza nos investimentos, mas usando esses conceitos, colocaremos as probabilidades ao nosso favor, passaremos por essa ladeira chamada eleição e continuaremos firmes em nossa maratona chamada INVESTIR.

                                                         Filipe Franco Ferreira

CATEGORIES:

Uncategorized

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Latest Comments